sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Sustentabilidade e Consciência Ambiental



Atualmente, um dos assuntos mais comentados no mundo inteiro é sustentabilidade. Mas o que significa este termo e qual sua relação com o meio ambiente?


    Segundo a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente(1987), sustentabilidade é a "exploração equilibrada dos recursos naturais, nos limites da satisfação das necessidades e do bem-estar da presente geração, assim como de sua conservação no interesse das gerações futuras". 
    Na prática isso significa que todos devemos trabalhar em conjunto para criar ações e atitudes que beneficiam o meio ambiente. Pesquisas apontam que, cada vez mais, os brasileiros estão se preocupando com a questão do meio ambiente, valorizando produtos e empresas que colaboram com a preservação. As empresas por sua vez, atentas a isso, além de utilizar papéis recicláveis e de fazer doações para campanhas que incentivam a causa, estão buscando tecnologias e meios de produção que sejam sustentáveis e seguindo os parâmetros necessários em seus produtos.




Pequenas atitudes, grandes diferenças




    Muitas vezes acreditamos que estamos colaborando com a preservação do meio ambiente, mas é sempre bom lembrar de algumas atitudes que, apesar de parecerem pequenas, podem fazer um grande diferença no futuro.
    Em casa, por exemplo, utilize a mesma água que lavou a roupa para lavar o quintal; troque as lâmpadas normais pelas fluorescentes; separe o lixo reciclável e o não recicável; sempre desligue os eletrodomésticos das tomadas após o uso. Também, não se esqueça de conscientizar as crianças e os adolescentes sobre a preservação do meio ambiente. De que adiantaria trabalharmos firmemente em prol destas ações se não repassarmos  para os mais jovens?
    Além disso,você já ouviu falar na "ecomoda"? Sim, ela existe, e está em alta. Além dos tecidos sustentáveis, como algodão e a seda orgânicos e o poliéster desenvolvido a partir de garrafas plásticas, os estilistas e produtores de moda também estão criando modelos "reciclados", reutilizando peças ou retalhos de tecidos para customizar suas criações.
    No Brasil, a "ecomoda" já existe há um bom tempo. Além de estar presente como uma forma de artesanato, muitas cooperativas criam e incentivam a sociedade a produzir produto  do vestuário utilizando materiais reciclados e sobras de tecidos, que muitas vezes são doadas por empresas de confecções. São as famosas técnicas chamadas fuxico, bordado, crochê, tricô e patchwork, que sempre resultam em peças diferentes e já fazem parte de desfiles de marcas famosas. Trata-se de uma forma de preservar o meio ambiente, de criar novos empregos e gerar renda.
    Assim, a sustentabilidade já está presente em muitas áreas de nossas vidas, mas é necessário das mais valor a cada uma delas e criar muitas outras, para continuar evoluindo. É preciso fazer com que o mundo como um todo entenda e aprenda que nada deve ser desperdiçado, e sim reciclado, transformado e aproveitado, para que seja possível dar um novo rumo ao planeta e uma nova vida a cada um de nós.
                                                                         (por Vanessa Berber Ananias)




Um artigo interessante cujo tema está em alta. 


"Por um mundo sustentável!"


Espero que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário