sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A Saúde Mental das Crianças e a Comunicação

Os problemas que os games e a comunicação virtual em excesso podem causar








    É comum pais que tiveram sua juventude nos anos 80 e 90 terem dificuldades sobre como compreender a comunicação de seus filhos com o mundo.
    Nos anos 80 a comunicação das crianças e adolescentes limitava-se a grupos religiosos e escolares, bilhetes e os clássicos correios elegantes em festas juninas. O uso do telefone era precário, pois os celulares não eram de fácil acesso até o início dos anos 90.
    Hoje, o comportamento das crianças é regido pela rapidez, tudo é mutável e dinâmico. Grupos musicais ficam um menor tempo em evidência, a vestimenta tem suas tendências modificadas a cada três meses e os amigos possuem declarações intensas de felicidade e amor. Porém, tudo é virtual e menos consistente.
    Estar frente a outro ser humano é o que nos torna pessoas e é o que constrói nossa personalidade. O que damos ao mundo e o que recebemos do mundo relata quem somos nós, a identidade das crianças provém do significado que elas dão aos que a cercam.
    O isolamento é a forma mais antiga de adoecimento mental. Com o advento do capitalismo das grandes metrópoles, os pais estão usando cada vez mais recursos tecnológicos para educar seus filhos. Os games e a internet compõem uma ferramenta de uso comum na educação e no preenchimento do tempo das crianças.
    Atendo pessoas que acreditam que seus filhos são os melhores do mundo e que estão dentro de seus quartos comportados. No entanto, na realidade não é isso o que ocorre. Desta forma, eles estão vivendo em mundos longe de padrões de comportamento que fará bem para seu desenvolvimento infantil ou começo da adolescência. Posso dizer que é um adoecimento mental garotos que jogam games por mais de quatro horas diárias, via internet. Eles se relacionam de maneira superficial e sua parte física, que influe a mental, é debilitada e sedentária, além de prejudicar tanto sua alimentação como toda sua parte produtiva e afetiva familiar.
    Sob minha experiência, a questão dos sites de relacionamentos mundiais como o Facebook e Orkut, por exemplo, fazem a criança tornar-se algo que não é reconhecido no dia a dia. Os melhores momentos da vida são expostos, o melhor perfil, a melhor festa e a melhor atuação são relatadas como verdade. Mesmo que um jovem tenha engordado quinze quilos, naquele encontro virtual ele torna-se alguém atraente e interessante em todos os aspectos.
    Esta despersonalização ocorre, também, no MSN, que é um programa usado para se comunicar. Houve um caso em que um menino tinha cinco nomes diferentes, e em um dos perfis o jovem de 16 anos mudava até o sexo.
    Assim, o uso indevido da internet traz um quadro que chamamos de dupla personalidade, que acarretará em sofrimentos futuros em seu lugar no mundo, um esvaziamento de valores pessoais e uma incompetência para ser feliz e trocar com outro ser humano relações afetivas saudáveis.
                              (por Dr.Wilson Silva - psicólogo clínico)




    Como acadêmica de Sistemas de Informação, acredito na melhora do mundo com a tecnologia, ou então não faria sentido o que estudo, porém deve existir a monitoração dos pais sobre as formas de convivência e de comunicação que são utilizadas por seus filhos. 


O equilíbrio sempre será palavra chave para muitas questões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário