Os problemas que os games e a comunicação virtual em excesso podem causar
É comum pais que tiveram sua juventude nos anos 80 e 90 terem dificuldades sobre como compreender a comunicação de seus filhos com o mundo.
Nos anos 80 a comunicação das crianças e adolescentes limitava-se a grupos religiosos e escolares, bilhetes e os clássicos correios elegantes em festas juninas. O uso do telefone era precário, pois os celulares não eram de fácil acesso até o início dos anos 90.
Hoje, o comportamento das crianças é regido pela rapidez, tudo é mutável e dinâmico. Grupos musicais ficam um menor tempo em evidência, a vestimenta tem suas tendências modificadas a cada três meses e os amigos possuem declarações intensas de felicidade e amor. Porém, tudo é virtual e menos consistente.
Estar frente a outro ser humano é o que nos torna pessoas e é o que constrói nossa personalidade. O que damos ao mundo e o que recebemos do mundo relata quem somos nós, a identidade das crianças provém do significado que elas dão aos que a cercam.
O isolamento é a forma mais antiga de adoecimento mental. Com o advento do capitalismo das grandes metrópoles, os pais estão usando cada vez mais recursos tecnológicos para educar seus filhos. Os games e a internet compõem uma ferramenta de uso comum na educação e no preenchimento do tempo das crianças.
Atendo pessoas que acreditam que seus filhos são os melhores do mundo e que estão dentro de seus quartos comportados. No entanto, na realidade não é isso o que ocorre. Desta forma, eles estão vivendo em mundos longe de padrões de comportamento que fará bem para seu desenvolvimento infantil ou começo da adolescência. Posso dizer que é um adoecimento mental garotos que jogam games por mais de quatro horas diárias, via internet. Eles se relacionam de maneira superficial e sua parte física, que influe a mental, é debilitada e sedentária, além de prejudicar tanto sua alimentação como toda sua parte produtiva e afetiva familiar.
Sob minha experiência, a questão dos sites de relacionamentos mundiais como o Facebook e Orkut, por exemplo, fazem a criança tornar-se algo que não é reconhecido no dia a dia. Os melhores momentos da vida são expostos, o melhor perfil, a melhor festa e a melhor atuação são relatadas como verdade. Mesmo que um jovem tenha engordado quinze quilos, naquele encontro virtual ele torna-se alguém atraente e interessante em todos os aspectos.
Esta despersonalização ocorre, também, no MSN, que é um programa usado para se comunicar. Houve um caso em que um menino tinha cinco nomes diferentes, e em um dos perfis o jovem de 16 anos mudava até o sexo.
Assim, o uso indevido da internet traz um quadro que chamamos de dupla personalidade, que acarretará em sofrimentos futuros em seu lugar no mundo, um esvaziamento de valores pessoais e uma incompetência para ser feliz e trocar com outro ser humano relações afetivas saudáveis.
(por Dr.Wilson Silva - psicólogo clínico)
Como acadêmica de Sistemas de Informação, acredito na melhora do mundo com a tecnologia, ou então não faria sentido o que estudo, porém deve existir a monitoração dos pais sobre as formas de convivência e de comunicação que são utilizadas por seus filhos.
O equilíbrio sempre será palavra chave para muitas questões.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Sustentabilidade e Consciência Ambiental
Atualmente, um dos assuntos mais comentados no mundo inteiro é sustentabilidade. Mas o que significa este termo e qual sua relação com o meio ambiente?
Segundo a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente(1987), sustentabilidade é a "exploração equilibrada dos recursos naturais, nos limites da satisfação das necessidades e do bem-estar da presente geração, assim como de sua conservação no interesse das gerações futuras".
Na prática isso significa que todos devemos trabalhar em conjunto para criar ações e atitudes que beneficiam o meio ambiente. Pesquisas apontam que, cada vez mais, os brasileiros estão se preocupando com a questão do meio ambiente, valorizando produtos e empresas que colaboram com a preservação. As empresas por sua vez, atentas a isso, além de utilizar papéis recicláveis e de fazer doações para campanhas que incentivam a causa, estão buscando tecnologias e meios de produção que sejam sustentáveis e seguindo os parâmetros necessários em seus produtos.
Pequenas atitudes, grandes diferenças
Muitas vezes acreditamos que estamos colaborando com a preservação do meio ambiente, mas é sempre bom lembrar de algumas atitudes que, apesar de parecerem pequenas, podem fazer um grande diferença no futuro.
Em casa, por exemplo, utilize a mesma água que lavou a roupa para lavar o quintal; troque as lâmpadas normais pelas fluorescentes; separe o lixo reciclável e o não recicável; sempre desligue os eletrodomésticos das tomadas após o uso. Também, não se esqueça de conscientizar as crianças e os adolescentes sobre a preservação do meio ambiente. De que adiantaria trabalharmos firmemente em prol destas ações se não repassarmos para os mais jovens?
Além disso,você já ouviu falar na "ecomoda"? Sim, ela existe, e está em alta. Além dos tecidos sustentáveis, como algodão e a seda orgânicos e o poliéster desenvolvido a partir de garrafas plásticas, os estilistas e produtores de moda também estão criando modelos "reciclados", reutilizando peças ou retalhos de tecidos para customizar suas criações.
No Brasil, a "ecomoda" já existe há um bom tempo. Além de estar presente como uma forma de artesanato, muitas cooperativas criam e incentivam a sociedade a produzir produto do vestuário utilizando materiais reciclados e sobras de tecidos, que muitas vezes são doadas por empresas de confecções. São as famosas técnicas chamadas fuxico, bordado, crochê, tricô e patchwork, que sempre resultam em peças diferentes e já fazem parte de desfiles de marcas famosas. Trata-se de uma forma de preservar o meio ambiente, de criar novos empregos e gerar renda.
Assim, a sustentabilidade já está presente em muitas áreas de nossas vidas, mas é necessário das mais valor a cada uma delas e criar muitas outras, para continuar evoluindo. É preciso fazer com que o mundo como um todo entenda e aprenda que nada deve ser desperdiçado, e sim reciclado, transformado e aproveitado, para que seja possível dar um novo rumo ao planeta e uma nova vida a cada um de nós.
(por Vanessa Berber Ananias)
Um artigo interessante cujo tema está em alta.
"Por um mundo sustentável!"
Espero que gostem!
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Busca do Conhecimento
" Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si mesmo é sabedoria; Controlar os outros é força, controlar-se a si mesmo é poder".
Lao-Tsé
A sabedoria é Inteligência navegacional, habilidade de fazer as escolhas que criam as conseqüências positivas em nossas vidas. Podemos dizer também que sabedoria é reconhecer e degustar a alegria. Só é possível adquiri-la com desejo ardente e busca pelo conhecimento, pois o conhecimento processado traz sabedoria.
Agora como buscar o conhecimento?
Onde encontrar?
A quem pedir?
De quem comprar?
O conhecimento advém da informação; Entretanto a maioria esmagadora da informação que recebemos estão manipuladas e além disso barreiras criadas e impostas pelos sistemas como: tabus, dogmas, pré-conceito, medo impedem as pessoas de a buscarem.
(Por Ser Pensador - http://ser-pensador.blogspot.com/ )
O Blog citado é interessantíssimo e vale a pena conferir os conteúdos postados lá. Diga não ao plágio, ao dar um ctrl+C e ctrl+V citem o autor. Hoje eles serão nossas fontes de pesquisas e saber , amanhã poderá ser nós !
Assinar:
Postagens (Atom)